Os músculos do períneo estão localizados na parte inferior da pelve e auxiliam na continência da urina, fezes e gases, além de atuarem na atividade sexual. Todas as mulheres estão sujeitas ao enfraquecimento desta musculatura devido ao envelhecimento, gestações, partos, situações que aumentam a pressão intra abdominal como tossir, rir, espirrar e carregar peso, pós menopausa e obesidade. Antes de iniciar o treinamento é necessário uma avaliação da musculatura para planejar um programa de exercícios específicos pra você!
Através da eletroestimulação pode-se aumentar a força e resistência muscular devolvendo a conscientização e controle sobre os músculos do períneo. Além disso, a eletroestimulação também pode ser usada para o alívio da dor, melhora da circulação sanguínea e diminuição do espasmo muscular. Essa técnica é bastante utilizada nos casos de bexiga hiperativa, pois inibe a atividade do músculo da bexiga. Por ser um recurso indolor e de fácil aceitabilidade é também utilizada em crianças que não conseguem segurar a urina ou fezes.
A motivação do paciente para a realização dos exercícios pode ser aumentada quando utilizado um aparelho de Biofeedback, que fornece a intensidade da contração e sinais visuais quando a musculatura está sendo contraída de forma correta. O biofeedback pode ser associado aos exercícios de treinamento do períneo.
A terapia comportamental inclui técnicas para a mudança de hábitos urinários, fecais, alimentares, inadequados que contribuem para os episódios de incontinência. São utilizados principalmente o diário miccional programado, micção retardada, exercícios para o períneo para a inibição da urgência miccional e reforço muscular. Esse método é bastante utilizado em crianças incontinentes.
A fotobiomodulação ou a Laserterapia de baixa intensidade, é a utilização da luz do laser com objetivo terapêutico.
O laser terapêutico tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, fungicidas, bactericidas, diminui edemas, melhora a oxigenação das células e promove a aceleração da cicatrização de lesões, feridas, queimaduras e feridas pós cirúrgicas, pois atua no aumento da circulação sanguínea local, multiplicação celular, produção de colágeno e elastina (proteínas presente na pele, tendão, cartilagem e ossos), melhora do tônus muscular e firmeza da pele.
A laserterapia é uma técnica não invasiva, eficaz, segura e sem efeitos colaterais mas deve ser aplicada por um profissional habilitado.
O laser terapêutico na Fisioterapia é indicado para:
• Alívio de dores musculares e articulares
• Acelerar cicatrização e reduzir inflamação de lesões e feridas de pele, músculos, tendões, bursas, articulações e ligamentos.
• Acelerar a cicatrização de feridas pós cirurgias plásticas ou de cesáreas
• Acelerar a cicatrização de episiotomias ou lacerações do períneo durante o parto normal
• Cicatrização e alívio de dor de fissuras mamilares durante a amamentação
• Candidíase mamária
• Assaduras de bebês, cicatrização do coto umbilical e da perfuração da orelhinha do bebê
• Fibromialgia
• Síndrome do túnel do carpo
• Redução de inchaços e linfedemas
• Hemorroidas
• Dor e inflamações lombares, cervicais e torácicas
• Inflamação do púbis
• Melhora do ressecamento vaginal, tônus muscular e firmeza da pele após menopausa
• Rejuvenescimento íntimo, entre outras.
(Irradiação do Sangue Intravascular com Laser)
A Terapia ILIB significa a irradiação do sangue intravascular com laser de baixa intensidade. Isto é, uma terapia de aplicação contínua e direta de laser terapêutico sobre a artéria radial. Essa terapia age no combate aos radicais livres, produzindo assim efeito antioxidante, ação anti-inflamatória, melhora da circulação sanguínea, que resulta na prevenção e tratamento de diversas doenças.
A Terapia ILIB por ser aplicada no sangue, traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo todo e por esse motivo é utilizada por vários profissionais da saúde, cada um na sua área de atuação.
Na Fisioterapia, os trabalhos científicos evidenciam a eficácia do ILIB para tratamento de sintomas respiratórios, cardiovasculares, doenças inflamatórias, diabetes, cicatrização de lesões e feridas, insônia, ansiedade, fadiga, dores em geral, rejuvenescimento, melhora da imunidade, dentre outros.
No pós parto a ILIB atuará de forma global no corpo pois age nas inflamações, nas dores da coluna cervical e lombar, dores musculares, pós-operatório de cesáreas, incluindo a recuperação nervosa e restabelecimento da sensibilidade na região operada. Além disso, auxilia na melhora do cansaço extremo, ansiedade, inchaço, melhora da imunidade geral e depressão pós parto.
A prática da Ginástica Íntima também chamada pompoarismo, traz vários benefícios para a vida sexual da mulher.
Esses exercícios tem como benefícios:
• Melhoram a consciência da musculatura perineal,
• Aumento da libido, do orgasmo e da lubrificação vaginal,
• Redução da flacidez vaginal,
• Redução das dores durante a relação sexual,
• Aumenta a auto estima e confiança da mulher.
A Ginástica Hipopressiva também conhecida como técnica da barriga negativa, proporciona inúmeros benefícios já que fortalece os músculos abdominais, das costas e do períneo simultaneamente.
• A Ginástica Hipopressiva atua na:
• Prevenção e tratamento de hérnias e dores nas lombares,
• Prevenção e tratamento da diástase abdominal, incontinência urinária e anal,
• Redução da circunferência abdominal,
• Melhora o funcionamento do intestino,
• Melhora o desempenho sexual.
A massagem terapêutica, é uma técnica capaz de trazer relaxamento e bem-estar promovendo a saúde corporal e também mental.
É indicada no tratamento de estresse, fadiga, combate a insônia, edemas e dores musculares.
Os seus benefícios podem estar associados ao fortalecimento do sistema imunológico, melhora do sistema circulatório, linfático e respiratório e diminuição da pressão arterial.
Utilizamos como instrumentos o bambú, a pantala, além da aromaterapia.
A drenagem linfática é um tipo de massagem corporal que atua na eliminação de líquidos e toxinas acumulados entre as células, estimulando e facilitando a passagem da linfa pelo sistema circulatório.
É uma indicação para o tratamento de edemas, celulite ou linfedema.
Além disso, a drenagem também é uma opção para a recuperação de cirurgias plásticas, já que ajuda no processo de cicatrização.
No período gestacional e no pós parto, essa técnica é bastante utilizada pois alivia os inchaços e desconfortos das mamães.
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
Os principais benefícios da ventosaterapia são:
• Alívio de dores musculares e articulares
• Aumento da circulação sanguínea local
• Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho
• Relaxar e acalmar o corpo e a mente
• Diminuição da retenção de líquidos, principalmente braços, pernas e pés
A bandagem elástica ou taping, é indicada para estimulação ou inibição muscular, proteção articular, alívio de dores, correção postural, aumento da circulação sanguínea e linfática, melhora, restauração ou redução de amplitude de movimento e melhora da consciência corporal e equilíbrio.
Durante a gestação essa técnica é bastante utilizada para o alívio da dor lombar, aumento do suporte do peso abdominal e redução de edemas.
No pós parto, auxilia na diminuição do inchaço corporal, na melhora da cicatrização da cesárea e na redução da sensação de “vazio” e “órgãos soltos” comumente relatadas após o parto e também para reduzir a tensão durante a amamentação.
O linfedema é o acúmulo anormal de linfa nos tecidos, que acomete membros inferiores, superiores ou outras regiões, causado pelo mal funcionamento dos vasos linfáticos devido a sua obstrução ou lesão.
O tratamento inclui o Complexo Descongestivo Fisioterápico que consiste em drenagem linfática do membro, enfaixamento compressivo, uso de meias ou braçadeiras, exercícios físicos específicos e orientações quanto a proteção do membro acometido.